quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Coisas que me fazem espécie #2

Assobiar, sim ou não? Eis a questão.

A discussão é mais velha que a Sé de Évora. Há quem defenda que o adepto tem todo o seu direito em manifestar o seu descontentamento com a equipa (ou um jogador em particular) - porque é adepto, porque paga quotas, porque vai ao Estádio todos os jogos, porque é uma forma de protesto como outra qualquer, porque sim, pronto.

A minha opinião, repito, a MINHA opinião é a seguinte: Não concordo absolutamente nada com assobios. Respeito quem assobia, porque na realidade não tenho outro remédio, cada um é livre de se manifestar da forma que bem entender, mas não acho que traga mais valia para a equipa. Quanto muito, no limite, que se assobie no final. Depois do jogo terminar. Nunca durante o jogo, nunca!
É assim tão difícil de perceber que não ajuda em nada o rendimento da equipa? O assobio aparece, naturalmente, num momento menos bom... Se queremos ajudar a equipa a melhorar, incentivá-la, empurrá-la para a frente... se queremos efectivamente ser o 12º jogador, qual é a melhor forma? Assobiar, pois claro.
De certeza que o Artur (isto daria outro tema) vai passar a jogar melhor com os pés e a não inventar. De certeza que o Maxi não vai arriscar subir à maluca pelo seu corredor e a não deixar espaço nas suas costas. De certeza que o Cardozo vai passar a marcar sempre que a baliza estiver à sua frente, completamente livre de qualquer adversário à sua frente. De certeza que tudo passa a ser perfeito. De certeza.

Repito, mais uma vez, que é a minha opinião - não comecem já a atirar pedras.

E perguntas tu, adepto benfiquista, como é que te manifestas? Pois bem, para começar, não assobio. Grito, refilo, esperneio, chamo "malandro", "sacrista", "safado" :) ao(s) jogador(s) que me estão a incomodar. É uma forma de protesto tão válida quanto o assobio, mas com uma grande diferença. Se todo o estádio fizer o mesmo, aquilo que passa para o relvado é barulho, um burburinho, agitação, nada mais. Digo eu, qualquer jogador convive bem com isso. Se todo o estádio assobiar, é nervos à flor da pele na certa, é intranquilidade, pernas bambas, é um ai Jesus que estes 30 mil (http://maiordeportugal.blogspot.pt/2013/09/isto-devia-dar-expulsao-da-champions.html) vão fazer-me a folha!

Toda a gente sabe que o meu ódio de estimação tem um nome: Ola John. Assobio o rapaz? Nunca. Refilo, grito, enervo-me, mando-o para muitos sítios lindos e cor-de-rosa e tal? Sim!

Pronto, é isto. Não assobiem. Sempre que se lembrarem de assobiar, gritem "Benfica! Benfica! Benfica!" e verão que se sentirão muiiiiiiiiito melhor e, ah, sempre descarregaram alguma pressão acumulada! :)

PS: Isto, sou eu, claro, que não sei assobiar :)


2 comentários:

  1. Parece que tou a ver os romanos que contruiram a Sé de Évora a discutir se deviam ou não assobiar a malta nos coliseus xD

    ResponderEliminar
  2. concordo em quase tudo (menos no "ódio" ao Ola John), eu tb na sei assobiar

    ResponderEliminar