quinta-feira, 3 de abril de 2014

O nosso adversário analisado à lupa.

O site Doze Online fez uma análise pormenorizada do AZ Alkmaar, adversário do Benfica no jogo desta noite.

Deixo aqui uns pequenos trechos, mas se quiserem ver o artigo completo podem ler aqui.




"A equipa comandada por Dick Advocaat alinha em 4x3x3 que em organização defensiva desdobra-se num 4x1x4x1 como veremos mais à frente.


A grande figura do AZ é o avançado de 23 anos, Aron Jóhannsson. Este fim-de-semana, o adversário do Benfica defrontou o Cambuur num jogo que terminou empatado a 0. Jóhannsson não entrou de início para ser poupado para o jogo desta quinta. Denni Avdić jogou no seu lugar o que fez com que a equipa apresentasse uma identidade diferente no capítulo ofensivo enquanto que defensivamente os comportamentos são idênticos.

Momento defensivo

É no momento defensivo que o AZ encontra as suas maiores debilidades, tornando-se uma equipa permeável face às ofensivas do Benfica.
(...)
A equipa organiza-se bem defensivamente quando tem tempo para o fazer mas perde-se posicionalmente nas transições defensivas. As constantes trocas posicionais e a velocidade da frente de ataque encarnada podem expor a permeabilidade defensiva dos holandeses.
(...)
Esteban é um guarda-redes seguro e com boa capacidade para sair aos cruzamentos. Johansson na direita e Poulsen na esquerda, defendem melhor do que atacam mas quando são arrastados da sua posição natural acabam por desposicionar a defesa. O mesmo acontece com a dupla de centrais Gouweleeuw e Viergever que procuram ter uma referência para marcar, não existindo essa referência perdem-se posicionalmente e abrem espaços para a equipa contrária. A defesa procura jogar em linha e com marcação homem-a-homem o que origina muitas das vezes falhas posicionais. Os objectivos no momento defensivo são bem claros: baixar linhas, criar blocos compactos e não ceder espaços. O problema acontece quando a equipa transita da sua organização ofensiva para o momento defensivo, criando espaços que a equipa adversária pode explorar.

Momento ofensivo

Aron Jóhannsson é a grande referência do AZ Alkmaar. O avançado norte-americano já leva 25 golos marcados esta temporada. Juntamente com Jóhannsson, podemos destacar a importância de Gudelj na manobra ofensiva da equipa. Sempre ele a assumir o papel de organizador dadas as suas capacidades técnicas.

A equipa vive o seu melhor período em campo no seu momento ofensivo, tanto em organização como em transição. O AZ não ataca com muitos jogadores dada a limitação ofensiva de Poulsen e Ortiz. O defesa-direito Johansson só ataca pela certa mas quando o faz, acaba por desequilibrar promovendo situações de superioridade numérica no corredor direito com Gudelj e Berghuis.
(...)

Bolas paradas

O AZ procura este momento do jogo para desequilibrar, começando desde logo pelos lançamentos laterais. O central e capitão de equipa, Viergever é o responsável pelos lançamentos longos onde procura essencialmente o outro central, Gouweleeuw.
(...)
O AZ é uma equipa forte fisicamente pelo que é necessário ter cuidado nos lances de bola parada."

Sem comentários:

Enviar um comentário