terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A tática do quadrado...

O cubo mágico.
O cubo mágico já se encontra em funcionamento no Campus do Seixal. Trata-se de um simulador de treino – denominado 360S – que visa aperfeiçoar, entre outros aspetos, a velocidade de reação e a precisão de passe, sendo destinado aos escalões de formação e aos seniores.
A SAD do Benfica acredita que o investimento nesta máquina revolucionária vai permitir que os seus jogadores deem um salto em frente e atinjam patamares superiores aos dos adversários.
A maximização do treino é encarada com total seriedade e, como tal, a utilização da máquina revolucionária está a dar os primeiros passos, sendo paulatinamente alargada a todos os escalões de futebol do Benfica. Composto por quatro lançadores de bola e outras tantas paredes em rede LED, o 360S funciona através de um controlo remoto, o qual tem vindo a ser monitorizado por Bruno Mendes, coordenador do Benfica LAB, infraestrutura que, por sua vez, permitiu elevar a fasquia no que toca à componente física e tratamento de lesões.

O jogador é colocado sobre o relvado sintético, tendo um raio de ação de 360 graus e sendo obrigado a cumprir um programa predeterminado [ver infografia]. O simulador permite que sejam concebidos programas diferenciados, mediante as características específicas do jogador e os objetivos a alcançar. Além de possibilitar o melhoramento da componente técnica, o cubo mágico permite o aperfeiçoamento do passe e controlo da bola, bem como a sempre importante visão periférica.
A SAD tem a noção de que o investimento neste simulador, cuja tecnologia é cem por cento portuguesa (é a mais avançada em termos nacionais), vai gerar frutos não no imediato mas a médio prazo, ou seja, só vai começar a ser visível dentro de algumas temporadas. Esta situação é tão ou mais importante se se levar em consideração que o Benfica se propõe elevar o número de jogadores oriundos do Campus do Seixal presentes na equipa principal. Ora, tal só pode ser conseguido se os mesmos partirem em vantagem relativamente aos atletas formados nos emblemas dos habituais mercados abastecedores de reforços.
Este é um dos objetivos inscritos no último Relatório e Contas da SAD, o qual foi aprovado em assembleia geral na última sexta-feira. Domingos Soares de Oliveira, administrador executivo da sociedade que gere o futebol do Benfica, realçou a questão na reunião magna, vincando ainda que o clube está totalmente comprometido quanto ao cumprimento do fair play desportivo.
in FF

Que internamente nos traga os 3 títulos esta época!

2 comentários:

  1. Há porém uma coisa que não entendo muito bem. Se isto é realmente uma vantagem competitiva porquê estar a divulgá-la permitindo aos outros clubes adquiri-la igualmente? Não estou a falar do blog mas da notícia que saiu já na imprensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois é bem visto, mas assim serão pioneiros se outros fizerem o mesmo...
      a vantagem na verdade será provavelmente do fornecedor do equipamento, que assim teve a visibilidade que precisava para outros poderem estar interessados

      Eliminar