domingo, 15 de março de 2015

Facilitaram!

Já sei o que vão dizer os andrades e lagartos…os pedreiros facilitaram!
Só pode!
O Benfica nunca teria conseguido vencer os valentes guerreiros do Minho sem colinho e sem uma enorme falta de comparência de futebol espetacular do Braga.
Só assim…só assim se compreende que o Braga tenha passado duas vezes do seu meio campo…e para isso quase que eram obrigados pelo boi do apito que lhes implorava para subirem à área de Julio César, que deve ter feito para aí uma defesa em todo o jogo, se tanto…!

Surpreendentemente nem estava com nervosismo para este jogo, nem otimismo, nem pessimismo, havia uma certa tranquilidade, pois até andámos a espairecer a cabeça durante o dia! Chegada a hora, fomos para a Luz, a tempo de ver a águia Vitória no seu estilo “quem manda aqui sou eu”, perante um estádio que só não encheu pois o setor visitante não dispensou os seus bilhetes para a malta que queria ir à bola!

Um ambiente formidável, provavelmente o melhor que já vi esta época na Luz! Do princípio ao fim!
Mas no fundo tinha algum receio, pois após 2 derrotas com os bracarenses, será que o JJ tinha aprendido a lição? Será que os jogadores iriam manter-se concentrados do princípio ao fim? Será que as novelas e picardias dos Micaelas desta vida iriam ter a sua recompensa? Será que o Pizzi ia dar conta do recado em jogo de dificuldade e tensão? Será que os alas do Braga iam partir o Eliseu e aproveitar os momentos em que ele parece que adormece em pé?

Daí que tinha pensado que um reforço de meio-campo diferente do habitual, com Cristante ou Amorim a apoiar o Samaris, não fosse má ideia, e talvez Almeida fechasse melhor a lateral…mas o mister sacou dos trunfos todos e desta vez meteu o Braga do Conceição…no bolso!

Tal como tinha feito com o Guimarães e o Marítimo…agora foi o Braga que à terceira batalha não teve a mínima hipótese de sequer assustar o campeão!


Sim, para os mais distraídos, era o Braga! Podia ser o Zenit, atendendo aos equipamentos, podia também ser um clube da distrital, face ao futebol que praticou, e podia também ser um episódio da Porta dos Fundos, olhando para o teatro que fazia e as asneiradas que se ouviam sempre que o Micaela ridicularizava quem paga bilhete, ou sempre que os suplentes do Braga provocavam os adeptos com infantilidades contratadas.
E bastou 1 minuto de jogo, para se constatar aquilo que vinham fazer à Luz!
E bastou mais 4 minutos para ver que o Micaela é a maior anedota vestida de jogador de futebol que já se viu no campeonato português…e com todos os paninhos quentes possíveis e imaginários por parte dos árbitros que permitem esta descredibilização do futebol português pela mão destes tristes. Falta à karaté kid que escapa ao amarelo…e logo de seguida, mão na área do Braga…e penalty por assinalar!
E mais meia dúzia de minutos…e já a Micaela tinha simulado 3 faltas…e em nenhum dos lances aquela vergonha dá direito a cartão amarelo!

Após 15 minutos em cima deles, com boas jogadas, mas quase sem remates à baliza contrária…uma grande combinação entre Lima, Nico e Jonas…deixa a bola mesmo em zona frontal…do meio da rua…Jonas remata…bola a fugir do keeper, vai mesmo encostada ao poste…GOLOOOOO!!!!!!!!!  GOOOOOOOLLLLLOOOO!!!!!!!

Estava feito o mais difícil! E o jogo só não acabou antes da meia hora…porque o Pizzi, servido pelo Salvio, vê o remate ser salvo sobre a linha de golo…e na sequência da jogada o Nico cruza para Jardel falhar o cabeceamento…
Mas também porque logo de seguida, o Danilo inexplicavelmente não é expulso, por falta sobre o Maxi que daria o segundo amarelo! O boi não quis prejudicar ali o Braga que ainda podia querer aparecer em campo…mas os do Minho tinham ficado presos algures na A1…ou então estavam mesmo numa de nos facilitar imenso a vida, já que são tão nossos amigalhaços… lol

Enquanto as atenções se viravam para os picanços dos suplentes que aqueciam e ora pressionavam o fiscal de linha ora mandavam carvalhadas para o público…algo que só terminou quando o A.Almeida e Ruben Amorim para lá foram também “aquecer”…o intervalo chegou!

Ao intervalo, a vantagem mínima era curta para o que se tinha passado em 45 minutos e perigosa naturalmente. O Samaris preocupava, não porque estivesse a jogar mal, antes pelo contrário, pois estava a fazer um jogo enorme, mas sim por já estar amarelado e sabendo que na primeira falta que fizesse, o boi ia ter um orgasmo múltiplo ao poder expulsá-lo! Qual seria a reação dos rapazes do Minho?
Pouca.
O Benfica ainda deu ali dez minutos para ver ao que vinham, mas dando conta que não se chegavam à frente, provavelmente com medo de abrir linhas atrás, o campeão voltou a pegar no jogo e trazer a bola para o topo Sul.


A segunda parte trouxe mais emoção, e mais nervos, mas na verdade…até nem trouxe mais futebol.
A vantagem era curta, e receamos sempre que um equilíbrio forçado pelo apito, ou uma bola parada sem saber ler nem escrever, pudesse trazer dissabores, daí que enquanto não marcássemos o segundo, os nervos iriam aumentar, mesmo que só em bolas metidas de livres indiretos eles subissem à nossa área, e sempre sem perigo.

Aos 10 minutos do segundo tempo, Salvio serve Jonas que cruza para Lima quase aparecer a empurrar. E logo de seguida é o Jonas quem remata de fora da área, mas à figura do keeper.
A meia hora do final, foi de tal forma descarado que após perdoar uma falta 1 minuto antes, desta vez não dava mesmo para virar a cara, e quando o baixinho pegou na mota e virou para a área, o Tiago Gomes teve mesmo de o ceifar…e foi para o banho.

Com mais um em campo, só Luisão e Jardel se mantinham atrás da linha divisória do relvado…mas até eles subiram muitas vezes ao topo Sul, e o Jardel até foi à linha cruzar por duas vezes!

Livre curto batido por Nico…estava-se mesmo a ver que ia para o Maxi…pensei que ia servir o remate de Pizzi mas cruzou para a área…sobra para Lima…tá na cara do keeper…remata…contra o corpo do guardião bracarense que defende ao estilo andebol! Na recarga, Pizzi ainda rematou…mas o Jonas desviou o remate…

O nosso escriba Oliveira tinha dito que o lateral esquerdo do SLB hoje ia fazer o gosto ao pé…e Eliseu ia tentando de fora da área…uma, duas, três vezes…mas sem sucesso.
E após o Salvio pedir novamente grande penalidade por mais um corte com a mão na área visitante, o Nico estatela-se na área…mas aí o boi já se lembrou que simulação…dá direito a cartão!

Se o primeiro golo tinha surgido mais ou menos aos 15 minutos de jogo…o segundo havia de chegar mais ou menos a 15 minutos do final!!!

Samaris vira o jogo todo para a esquerda onde surge o Eliseu…a disparar…para o GOLOOO!!!!!!!!! GOLOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!  GOOOOOOOLOOOOO!!!!!!!!!!!! É DO BENFICAAAAAA!!!!!!!!!!! TUDO A SALTARRRRRRRR!!!!!!!!!!!

O jogo a partir daí pouco mais interessava! A festa nas bancadas atingia o seu ponto alto e os três pontos agora interessavam era guardar, apesar do público pedir mais um!
Havia gente a resguardar de cartões, daí que tenha estranhado não ser o Salvio mas sim o Nico a sair. Depois foi o Samaris e o Maxi quem foram substituídos, mas tudo apenas quando já tinham sido ultrapassados os 80 minutos de jogo, pois antes disso o JJ não quis mexer…ok…


Até final, para além de observarmos o tempo que o Ola John demorou a tirar o fato de treino para poder entrar e a isso juntar os longos minutos que ficou na linha lateral à espera de autorização…o único destaque foi para uma boa jogada de contra-ataque conduzida pelo Nico, que depois deu para Jonas…que não quis rematar e serviu o Lima…tudo isto sempre com o Salvio completamente solto e a pedir a bola…que acabou por nunca lá chegar.

Perto dos noventa, o Braga apareceu, e tentou um remate, num livre curto…que tem um remate rasteiro a passar perto do poste…e até obrigou o Eliseu a fazer uma falta…que lhe podia ter valido um amarelo e suspensão na próxima jornada… Vá lá, jogaram 2 minutos para não perder por 3 a zero com falta de comparência. Foi mesmo só para facilitar, são uns bacanos.

Do meio da rua se resolveu bombardear os guerreiros! A classe de Jonas e o pulmão de Samaris foram fundamentais. Mas gostei bastante do jogo de Pizzi de quem tinha algum receio em jogo de dificuldade acrescida! Tou curioso para ver como se sairá frente aos andrades! Essa será a etapa que falta na sua adaptação!

Foi apenas mais um jogo! É preciso que os jogadores, e adeptos, percebam que não são só estes jogos “mais mediáticos” e teoricamente mais difíceis que nos vão exigir dar o que temos e o que não temos! O calendário é muito difícil…e longo! E ao mínimo deslize…chegam os fantasmas!


A jogar assim à bola…é o que precisamos…para os manter afastados!

No próximo jogo, o Nico está fora das contas…em Vila do Conde! Drama? Não, sem dúvida que a equipa perde muito, e sente-se enorme diferença de qualidade e magia em campo, mas também passámos mês e meio sem ele recentemente e não foi por isso que a equipa não foi vencendo os seus jogos!
Felizmente as lesões têm dado algum descanso à enfermaria, mas com a carga de amarelos que temos, muitas baixas se prevêem, até ver, felizmente, uma de cada vez!

Rumo ao #34!


PS – Aquela falta assinalada ao Salvio após fazer um cabritinho ao defesa do Braga…realmente até devia ter levado amarelo…então aquilo faz-se?! Ahahaah!

Sem comentários:

Enviar um comentário