quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Só quem arrisca estar nos maus momentos...

Antes de nós, ninguém tinha ganho aos colchoneros de Simeone no Vicente Calderón em jogos europeus!
E ninguém acreditava que seria possível isso acontecer...contra o Benfica...de Rui Vitória, que ainda há bem pouco tempo já estava morto. (foto TJ)

Foi muito difícil ver a carrinha partir logo de manhã cedo rumo a Madrid e ter de ficar por terra. Este era o adversário que queria que nos calhasse no sorteio. Esta era a deslocação que não queria deixar fugir...e nunca pensei que ficasse a ver pela televisão e não acompanhasse o resto da Turma à capital vizinha.

Mas logística familiar e compromissos profissionais assim o ditaram...e em vez de fazer duas malas para duas viagens na mesma semana para ir ver o Benfica...nem queria acreditar...não ia poder ir Madrid...isto não me está a acontecer...afinal vou para fora, cá dentro! A ida à Madeira espero que nenhum contratempo já me tire, mas o primeiro confronto na Champions fora de portas, fiquei mais distante, mas com tantos enviados especiais a Madrid, a nossa voz não faltou.

O onze inicial pedia um par de alterações. Não podemos contar sempre com os mesmos e a motivação e condição física do plantel joga-se com a gestão nos momentos e jogos certos.
Nesta partida, a presença e velocidade de Raúl era expectável, até por conhecer bem o adversário. Como tinha dito, para além de Raúl, teria apostado também em Sílvio, mas a equipa não teve mais nenhuma alteração.

O Atlético tinha muita cara conhecida, entre ex nossos e ex rivais, e muita qualidade em campo, mas o Benfica não se deixou ficar atrás e mostrou créditos. O primeiro grande lance de perigo do jogo começou num drible do Nelsinho, que Jonas deu seguimento com mais um par de fintas e só o remate não deu o final merecido, saindo ao lado da baliza.

A resposta surgiu pelos espanhóis, num pontapé de canto batido para a zona do penalty em que ninguém estava para tapar a entrada do Tiago que rematou à vontade com a bola a ressaltar e sair ao lado. E depois foi Correa que surge a responder ao cruzamento da direita (atacavam sempre pelo lado do Eliseu) valendo Jardel a dar o peito às balas e evitar o golo que já parecia certo.

Nas bancadas, só se ouvia o apoio dos nossos adeptos, e por pouco Guedes não aproveitou uma saída da baliza do Oblak e tentou o golo de longe, mas apareceu um defesa a tirar a bola sobre a linha!
(foto P.Couto)

O Benfica procurava sair rápido, mas os da casa trocavam melhor a bola e desta vez foi Jackson que se desmarca muito bem e recebe um passe fantástico de Gabi...mas na cara de Julio Cesar, remata de primeira para fora. Ufas...só que o aviso foi mesmo sério...e Correa finalizou uma grande jogada, em que Samaris perde o lance e depois A.Almeida não recupera posição, os espanhóis tocam bem de primeira e assim se fez o primeiro da partida...
E ainda não tinhamos recuperado e já o Jackson quase fazia o segundo golo, num lance irregular que o boi se esqueceu de apitar (Eliseu foi amarelado por refilar, mas devia era refilar consigo próprio, pois independentemente do colombiano estar fora-de-jogo, ambos os lances partiram precisamente do flanco do nosso defesa esquerdo que está a dar todo o tempo do mundo para decidir e cruzar), com a bola a ser cabeceada ao poste...mais uma vez isolado!

Hey!!!! Como é que é possível??!!! Novamente Jackson completamente isolado??!!! Desta vez não está fora-de-jogo...e valeu Julio Cesar a fazer a mancha!!! Já chega, tá?

E quando parecia que nos começávamos a encolher e parecia que a história de levarmos banho de bola ia acontecer...Nelsinho cruza para a área, a defesa desvia para o lado esquerdo onde aparece fulgurante o Gaitan a encher o pé....e já está!!! É GOLOOO!!!! GOLOOOOOOOOOO!!!!!!! GOLOOOO!!!!
Que grande festa! Que alegria merecida para o topo encarnado! Força Benfica!!!

Vamos concentrar pessoal. Essa defesa tem de estar mais atenta. E deixem-se de picardias e refilanços pois o boi decide sempre para nos condicionar até mesmo quando temos razão! Já o Eliseu foi por um fora de jogo não assinalado, agora o Samaris por reclamar da agressão do Jackson...leva também ele amarelo!

O intervalo era positivo para nós. O empate sabia a vitória, com um bom jogo, mas muitas falhas defensivas que já podiam ter dado muitos dissabores. Na segunda parte convém não entrar mal como habitualmente e não baixar a intensidade que os quatro da frente, os melhores a par de Julio Cesar, estão a meter em campo para não deixar subir muito os espanhóis. Já esteve mais longe...

A entrada para a segunda parte foi para fechar caminhos e apostar no contra-ataque...e aos cinco minutos...resultou! Grande saída para o ataque. Jonas lança Nico que parte os rins ao defesa e desmarca o Guedes...num ângulo muito apertado...desvia de Oblak...e é GOLOO!!! GOOOOOLLLOOOOOOOOOO!!!!!!!! Que festa!!!!! Que explosão!!!! GOOOOOOLLLLLLOOOOOOOO!!!!!!! E que classe de um miúdo a festejar o golo, parecia um experiente nestas andanças, mas afinal é só o mais novo tuga de sempre a marcar na competição!
Está na frente o Benfica! 
E com este resultado os Madrilenos terem de se expor, podemos explorar os espaços que vão surgir! Vamosss!!!!!

Que defesas, velhinho!!! Que grandes reflexos!!! Duas defesas consecutivas!!! Parecia impossível parar aquelas bolas, mas na mesma jogada o Julio cresceu, cresceu, cresceu e conseguiu impedir o empate de forma espetacular!!!

A meio da segunda parte, era tempo de trocar um dos avançados para dar mais velocidade e aumentar a pressão sobre a bola.

A verdade é que nesta segunda parte apenas por uma vez os espanhóis causaram perigo e foi quando o Julio foi enorme! A partir daí, o Benfica conseguiu sempre anular todas as tentativas de ataque e até explorou bem as saídas para a frente de modo a levar a bola para longe da nossa baliza!

O mister RV mexeu bem quando precisou renovar o ataque e reforçar o meio campo (esperemos que Jonas não se tenha lesionado mesmo), ao trocar Samaris, Jimenez e Jonas por Fejsa, Mitro e Pizzi. Enquanto do outro lado, os dois melhores jogadores dos colchoneros saíam (Grizzas e Correa) e as tentativas de virar a história do jogo não davam em nada.

As vozes eram as nossas! A vitória também!
Os 3 pontos não fugiram! O milhão e meio de euros também não!
Não foi a melhor exibição da época, nem sequer uma espetacular exibição! Não jogaram de forma soberba, mas inteligente! Muito melhor jogaram contra o Arouca, muito melhor até os primeiros 45 minutos contra os frutanheiros. A diferença?
Os jogadores entraram como se pedia. A degustar. A desfrutar do jogo que todos queriam poder disputar. Sem nada a perder, sem pressão. Com tudo a ganhar! E assim sorriram! Com sorte à mistura, fazendo lembrar a eliminatória contra o Leverkusen há 2 anos, e o jogo no dragay o ano passado, em que os adversários desperdiçaram muitas oportunidades de golo enquanto nós fomos eficazes e depois nos soubemos unir e corrigir erros!

Há quem diga que foi um Benfica de Rui Vitória contra o Atletico Madrid à imagem do Guimarães do Rui Vitória contra o Benfica...em que sem pressão, sem favoritismo, sem assumir as despesas do jogo, procurou fechar e ser eficaz e letal no contra-golpe...

Nico, Guedes e Julio foram os melhores, sendo que a dupla de centrais melhorou muito no segundo tempo!

Sabendo de antemão que os outros adversários do grupo se tinham empatado em Astana, a vantagem sobre eles estava assegurada. Mas assim foi ainda mais valiosa! O jogo que pouco acreditariam dar um pontinho...mostrou outra face, outra estrelinha, outra eficácia, outro campeão!

Bom regresso aos meus amigos! Cá vos esperamos! Obrigado pelo apoio que deram e por terem partilhado com o resto da malta que sabem que estava convosco a cada momento! A luta continua e Maio ainda está longe!
Para aqueles que nunca entendem, que tanto gozam ou questionam quando nos metemos a caminho para acompanhar o Benfica a todo o lado...até ao fim do Mundo...lembro a frase mais sábia que já ouvi de quem faz isto por Amor...só quem arrisca lá estar também nos maus momentos...é que se habilita a viver estes grandes momentos de alegria ao vivo!

Nada está ganho, não somos os Maiores. Maio ainda vem longe!
Domingo há mais! E bem mais importante! Na Madeira, a vitória é primordial, e esperemos que não se deslumbrem e pensem que quem ganha ao Atlético Madrid facilmente vence o União...
Lá estaremos! E esperemos que os compromissos profissionais que me impediram de ir a Madrid...não me lixem também a ida a Aveiro que já está agendada há mais de um mês!

PS - Esperemos que não haja consequências demasiado graves para as notícias que acabaram por conseguir desviar parte das atenções que esta vitória merecia... Não entendo é como não há câmaras de vigilância que identifiquem imediatamente os responsáveis por esses atos...

1 comentário:

  1. Mais um grande texto.
    Agora o foco está na Madeira.

    De 1 dos 3.000 benfiquistas que se deslocaram na quarta-feira a Madrid.

    ResponderEliminar