quinta-feira, 9 de março de 2017

Não volta a acontecer...!

Prometo que tudo farei para evitar que volte a acontecer...alguma pinga de otimismo da minha parte.

Desde o jogo na Luz, que sentia que tinha tudo para correr bem...e isso num pessimista por natureza...e cujo pessimismo é apelado por todos os colegas de bancada dado que normalmente dá sorte...era de estranhar...

Mas por isso é difícil de explicar como foi o desfecho da noite europeia.

A sorte que tivemos na Luz...não quis nada connosco em Dortmund.

Em ambas as mãos, fomos Gigantes no apoio. Mas não foi suficiente.

Em ambas as mãos, os alemães foram superiores.

Mas depois do resultado em casa, fica um amargo imenso no estômago. Desilusão, não, pois sabemos como esta prova é para desfrutar e aumentar o nosso prestígio. Não custa sonhar.

Conseguir criar mais oportunidades de golo em Dortmund do que na Luz. Ser menos pressionados em Dortmund do que na Luz. E sair com aquele resultado...

Não adianta muito estar a pensar que tudo seria diferente com a expulsão perdoada ao Dembele, mas claro que isso tem grande influência e agora que a chapa 4 está fixada ninguém vai recordar esse pequeno grande pormenor.

Tudo podia e tinha tudo para ter sido diferente...mas agora são "ses". Não passam disso.
Se o gajo fosse expulso. Se tivesse entrado pelo menos 1 das bolas que tivemos para fazer tremer o Borussia. Mas o mesmo se colocaria na primeira mão. O futebol é assim.

Infelizmente o Aubameyang não faz 2 jogos como o da Luz...e ontem não perdoou.
Infelizmente a bola não entrou.
Infelizmente o árbitro errou e um lance duvidoso na área, uma expulsão perdoada ainda na primeira parte e um golo fora de jogo marcaram a diferença.
Infelizmente o nosso mister errou, também no onze, mas principalmente nas substituições.

Só neste último ponto temos meios de trabalhar. É isso que depende de nós.
Tivemos capacidade de não desmoronar quando logo aos 3 minutos sofremos um golo. Mas depois não fomos capazes de equilibrar quando tal aconteceu na segunda parte.
A opção de A.Almeida no meio campo é discutível. Se para mim não fazia sentido, e infelizmente confirmou-se, o mister tinha obrigação de tomar a decisão. Não é o facto de meter mais um elemento no meio campo, mas sim quem meteu, mas talvez o Horta e Augusto não estivessem mesmo em condições, pois seriam obviamente a opção certa. O André, acabou por nem ajudar a fechar à direita, nem ao meio, e pouco destruiu e nada ajudou a construir. Mas a culpa não está no nosso camisola 34.
Infelizmente o Salvio voltou a manter a onda de más exibições e continua uma sombra do que é capaz, mas o mister por alguma razão preferiu o argentino e só ele pode tomar essa decisão.
Infelizmente o Nélson, que tem sido sempre o nosso melhor defesa e atacante...não foi o Nélson e fez um jogo para esquecer.
Infelizmente o Lindelof, continua sem cortar o cabelo...e tivemos uma defesa em que o Luisão fez um bom jogo mas foi o único lá atrás.
Infelizmente o Mitro não teve uma oportunidade para confirmar a veia goleadora, e apesar de achar que o Raúl era o que tinha as características mais indicadas para esta partida, ninguém pode dizer que o mister fez mal em escolher o avançado que tem sido letal.
Não adianta discutir agora porque é que o Jardel não merece ser titular, porque é que o Almeida foi titular ou até o Salvio. Custa ver que depois não houve inteligência para mexer, e constatar que em vez de serenar a equipa e voltar a equilibrar para construir com calma...foi partir completamente a tática de jogo terminando num absurdo com 3 pontas-de-lança sem bola por perto. Repare-se que antes das substituições tivemos 3 ou 4 lances de ataque com perigo e várias bolas paradas bem conseguidas em que a bola foi sempre parar à cabeça do Luisão...mas depois das substituições...não tivemos um único lance de assalto à área adversária e abrimos auto-estrada na nossa defesa para permitir o descalabro. É aí que principalmente tem de haver o trabalho do treinador e dos mais experientes da equipa, não podem deixar que se perca o controlo e concentração e se saia com uma pesada derrota quando a realidade podia ter sido diferente.

Jogámos contra o Borussia Dortmund, uma equipa que inexplicavelmente é irregular, mas que tem um futebol absolutamente fantástico. Conseguimos vencer uma das batalhas. Perdemos a guerra de forma brusca.
Que este jogo sirva de lição...para os confrontos de rivais que aí virão...!

Houve quem tivesse feito 24h de viagem, de carro, de autocarro, de avião...de todas as partes do Mundo e ninguém certamente se esquecerá do ambiente que o Signal Iduna Park viveu ontem à noite, de ambas as partes.

Não sabe a vitória moral. Soube a derrota pesada. Fomos eliminados. E sentíamos que era possível ter ido mais longe. Por isso custa.
Seguimos juntos!

2a feira lá estaremos!
E espero estar pessimista e sentir até final que os 3 pontos estarão em grande perigo!

1 comentário:

  1. Independentemente da opinião de cada um de nós adeptos, se deveria ter jogado este ou aquele
    A verdade é que o nosso meio campo é bom para consumo interno mas na Europa não é suficiente!!
    Isto não é culpa do treinador
    Senão vejamos o ritmo dos Alemães é alucinante...não temos nenhuma equipa em Portugal capaz de produzir futebol àquele ritmo!!
    O ano passado ainda tinhamos um meio campo com fejsa e renato que deu para competir com o Bayern
    Este ano não temos meio campo para a Europa!!!
    Já lá vai o tempo do matic do enzo do witsel e do gaintan!!
    Andamos sempre a dizer que temos os melhores treinadores do mundo mas acho que temos só...treinadores muito bons...não os melhores...
    Ou investimos em preparadores fisicos para o futebol moderno, com jogadores tecnicamente bons mas sobretudo fisicamente capazes de correr 90 minutos e pressionar constantemente o adversário na perda de bola...ou então jamais atingiremos o nosso sonho de voltar a ser Campeões Europeus!!

    ResponderEliminar