sábado, 30 de setembro de 2017

Nem 8 nem 80

É simplesmente espantoso o que as redes sociais consegue fazer para mobilização de gente em massa. Mas para isso obviamente que muito contribuiu o mau momento que a equipa de futebol passa.

Havia gente com sede de sangue. Tem de rolar cabeças.

Infelizmente não se consegue esclarecer todas as dúvidas nem apaziguar todo os ânimos...e com os nervos à flor da pele...facilmente pelo contrário se incendeiam ainda mais.

Encontrei gente de toda a parte. Das bancadas na Luz. Amigos de rulotes. Companheiros de viagens inesquecíveis ao estrangeiro (forte abraço para a turma de Hamburgo que está sempre presente). Escribas e treinadores de bancada e de sofá. Ficar em casa, só quem não cabia lá dentro. Parecia que ali andava mais gente do que numa jornada da Taça da Liga e isso dava para perceber até na tentativa de estacionamento nas redondezas.

Uns mais revoltados que outros. Mas todos à espera de ouvir o que tinham para dizer.
Curiosamente pouquíssima percentagem seria certamente a que tinha algum interesse nos números e contas que tinham como ponto principal (e único) da ordem de trabalhos da Assembleia. Os ouvidos e vozes de fundo estavam bem mais preparados para tudo o resto. Políticas de contratações. Estabilidade, presente e futura da equipa. Posições da Direção e e condições de continuidade da equipa técnica.

Mesmo assim, estava à espera de pior.

"Benfica é Nosso e há-de ser!"

As capas de jornais e notícias de estado de sítio são exageradas e extrapoladas, como é normal e seria de esperar, mas não foi como se pode imaginar uma razia de encapuçados de forquilha e tochas na mão a fazer uma revolução que só poderia ser controlada por robocops de cacetetes.

Nem 8 nem 80. Houve sim, alguns gritos, cânticos, marcar de posições. Houve sim, quem se quisesse fazer ouvir, e quem não quisesse que outros se fizessem ouvir...de parte a parte!!!
Nada de novo, nada de admirar.

Acima de tudo, deu para perceber que não há gente a dormir, apesar de não haver rostos de oposição com costas quentes que possam falar à mesa redonda.

Não foi agradável fazerem demorar tanto para centenas e centenas de sócios conseguirem entrar no pavilhão. Houvesse tanta malta a querer participar nas reuniões de condomínio cá do prédio, não chegaria o hall de entrada. Mas o Benfica tem condições para fazer melhor neste aspeto. Não faz sentido aquelas filas inacreditáveis para marcar presença numa Assembleia. E depois lá dentro, claro que nem todos podem e conseguem falar. Há os que não têm grande coisa para acrescentar senão parecer os maiores lá do bairro (novamente, de parte a parte, havendo também nas mesas Vip quem não se percebe o que lá anda a fazer). Mas sem dúvida que havia muitos que podia e queriam acrescentar algo ao Benfica e naquele contexto é sempre impossível de o fazer para discutir o Benfica.

Deixo novamente uma sugestão. Falta urgentemente um fórum de discussão, debate e resposta aos sócios. 
Porque não se cria uma área no site ou facebook oficial para os sócios colocarem as suas dúvidas/sugestões e serem devidamente respondidas sem ser aquelas respostas tipo claramente a despachar como são habitualmente feitas pelo email do DepSócios?
E porque não criarem também uma espécie de Orçamento Participativo com propostas de sócios para serem votadas igualmente em Assembleia? 
E agendar uma sessão mensal de abertura de perguntas presencialmente com elemento da Direção, em que cada mês seria dedicada a um grupo de sócios específico (por exemplo do nº 1 ao 10000 ou 20000 na primeira, e assim sucessivamente), de modo a que todos pudessem ter direito a ser ouvidos caso quisessem. E todas as questões serem partilhadas via Btv ou outro meio disponível para os sócios acompanharem.



Os números...

O Relatório e Contas do exercício 2016/17 do Benfica foi aprovado na noite de sexta-feira por larga maioria: 61,38% dos votos dos associados do Clube presentes na Assembleia Geral, no Pavilhão n.º 2 da Luz, validaram os números da gestão liderada por Luís Filipe Vieira.
A votação dos resultados financeiros fechou com 29,25% de votos contra, registando-se ainda uma abstenção de 9,37%.
Mais receitas, mais sócios, menos passivo e melhores resultados desportivos é um quadro que apenas está ao alcance de um clube que tem uma aposta definida e uma estratégia concretizada. Um exercício anual de que destaca o aumento de receitas de quotização em 8%, permitindo ultrapassar a marca dos 15,7 milhões de euros e que correspondem a um aumento importante no número de sócios.

A 30 de Junho de 2017, o Benfica regista quase 200 mil sócios ativos. Destaque ainda para o facto de o Benfica apresentar, na sua atividade isolada, resultados positivos pelo oitavo ano consecutivo, confirmando uma curva ascendente de sucesso desportivo e financeiro.

Também o passivo diminuiu, neste caso 1% (1,3 milhões de euros) e que se segue a um período de quatro anos consecutivos a diminuir o passivo, num total de 22,9 milhões de redução nesse período. 

3 comentários:

  1. "Benfica é Nosso e há-de ser!"

    É verdade! Mas não é de cada um, nem nunca será o que cada um pretenda que seja!

    A baderna, nas assembleias gerais, é o costume quando o Benfica não está ganhador!
    A esse bando de filhos-da-puta que querem a confusão, o caos, a guerra é enviá-los para o Afeganistão, Iraque ou Síria e mandá-los marrar uns contra os outros.
    Petardos dentro do pavilhão? Cadeiras a voar? Agressões?
    Identificados, presos e julgados.
    Há energúmenos, vândalos, criminosos, que nunca deveriam estar presentes numa Assembleia, num jogo, num evento que tenha associado o nome do Sport Lisboa e Benfica!
    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  2. Do Papoila:
    "o Sr. Vieira teve a lata de desresponsabilizar-se da venda do Mitroglou e atirou a decisão para os ombros de Rui Vitória... indescritível, este foi um momento Vieira Vintage como foi imediatamente apelidado no momento, mas o melhor estava para vir... o Sr. Vieira lá admitiu a custo que as subscrições da BTV vão todas direitinhas para a NOS e assim deixou cair definitivamente o mito do negociador implacável, agora todos temos a certeza do vergonhoso negócio que o Benfica fez com a NOS que paga 40M€/ano ao Benfica mas factura 30M/ano com as subscrições da BTV... fantástico!"

    ResponderEliminar
  3. Oh Grão Vasco gostas é das assembleias calminhas que dão para alterar estatutos e eternizar Vieira..
    Lamento os excessos.. até de quem dirige mas prefiro Assim.
    Identificados presos e julgados.. concórdo... até quem nos dirige.
    O Soares Oliveira já tem 50 votos.. espetáculo.
    Viva o Benfica.
    Um dos de Hamburgo.
    Abraço

    ResponderEliminar