quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Leitura de jogo

Leitura de jogo. Tudo se resumo a saber ler o jogo...ou neste caso...não fazer puto ideia do que isso é. Muito pior que azelhice. E quando as duas se combinam...dá isto. 

É gritante o nível de incompetência do nosso treinador ao nível de leitura do decorrer do jogo e saber o que fazer em cada fase da partida.
Contam-se pelos dedos as mexidas que faz e conseguem organizar ou reorganizar a equipa de acordo com o que o jogo, o adversário e os seus jogadores estão a "pedir".

E cada vez mais parece que se mentaliza para jogar só meia parte e depois desliga a ficha...e sempre que algo foge do guião...bloqueia de tal forma que mete dó. Antes havia no banco Shéu. Esta época pensava que o papel do Luisão seria estar ali a explicar ao senhor o que havia de fazer quando começa a fazer curto circuito...mas afinal está deixado aos papéis.

Pelo quinto jogo consecutivo a entrar em campo de 3 em 3 dias, volta a não ter qualquer plano de jogo e contar apenas com os 11 do costume. Salvio entrou de baixa no dia da partida...e a opção podia ser lançar o Rafa (troca por troca) ou desviar o Pizzi para a direita entrando o Zivkovic para o meio. Meteu o Ziv na direita, onde rende muitíssimo menos...e quando a equipa quebrou fisicamente...é o Ziv, o jogador mais fresco que estaria em campo...que sai.

É deveras incompreensível como conseguiram fazer novamente uma bela primeira parte, em que a eliminatória podia estar perfeitamente resolvida e controlada com boas oportunidades de golo e algumas flagrantes que não se entende como foram desperdiçadas (principalmente a oferta de Cervi para Pizzi só ter de encostar mas atirou ao lado, e outra de Pizzi na cara do keeper a atirar fraco à figura) e só de penalty chegámos à vantagem...juntando-se ainda duas boas oportunidades de Ferreyra na segunda parte...mas a partir dos 15 minutos da segunda parte mudaram o chip e quando as pernas quebraram ficaram à espera de reação do banco...que foi nula.

O momento em que o Gedson é amarelado decide a partida. Pizzi e Cervi estoiraram e também o Grimaldo deixou de subir. E o puto ficou muito condicionado com o cartão. Aí, perdemos o controlo do jogo...e estranhamente o Rui pensava noutra coisa qualquer e andou a olhar para o relógio em vez de meter urgentemente o Samaris em campo...ah espera...nem sequer estava a aquecer...claro...
Em vez de recuperar o meio campo que estava a precisar de mexida...no momento em que surge o livre que daria o empate estava a dar indicações ao Félix que iria render o Cervi...depois em desespero acaba por chamar também ao mesmo tempo o Seferovic e jogar com dupla de avançados que nunca se deve ter equipado junta no balneário.

Desperdiçar um jogo destes nesta fase é irritante. Custa mesmo. E com um derby entre estes 2 jogos da pré eliminatória tudo pode ser fulminante. Mais uma vez tivemos pela frente uma equipa perfeitamente acessível...e não fomos capazes de arrumar o assunto por uma questão básica de leitura de jogo.

Outro ponto que assusta foram as bolas paradas. Tremenda ineficácia e inutilidade. A dado ponto vimos a formação dos jogadores prepararem para claramente uma nova estratégia "estudada" para estes lances. Tentaram 3 vezes mas a bola nem lá chegou. Foi triste. E depois ainda vimos um livre perigoso ser batido pelo André Almeida e ainda o Ruben Dias a ir à ala fazer cruzamentos para a área...

Por fim, comentei antes do jogo que previa que estariam apenas 46 mil nas bancadas, numa casa fraquíssima para este jogo, tudo porque meteram o estagiário a tratar da gestão de bilhética e estratégia de marketing e adesão de sócios para um jogo desta importância...houve críticas a dizer que não sabia do que estava a falar e não era nada assim e não fazia sentido nenhum o que estava a dizer... Pois, tinham razão, não foram apenas 46 mil...mas sim estrondosos 44 mil (muitos deles com borlas). Ridículo. E mais ridículo se julgam que isso não faz toda a diferença. Perguntem aos gregos se estão a pensar deixar ao acaso e ponderam ter 20 mil lugares vazios nas bancadas e se isso não faz uma enorme diferença no peso que o apoio pode ter num jogo que vale estes milhões e importância desportiva e financeira...e eles são um colosso que nunca participaram nesta competição. Nós somos o Benfica.

Sábado...em vez de seres palerma (os anos passam e o discurso tem evoluído de calmo e sereno para um estilo desesperado de "estão-me a atacar" com tiques de parvoíce)...estuda o jogo e aprende a ler para o vencer...caso contrário podes ir fazer aquilo disseste que mais gostas...as malas.

#fdx #acordabenfica #zimbora #nossodestinoéodevencer

Sábado, é para ganhar! Lá estaremos!

3 comentários:

  1. Parece-me boa análise. O problema está como sempre esteve na competência de quem dirige tecnicamente a equipa. Penso que se deve começar a olhar para alternativas, não quero com isto dizer que RV é mau treinador, mas claramente não é treinador para o Benfica. Não digo isto por causa deste jogo em que se os jogadores marcassem as oportunidades teríamos goleado, não, digo-o por tudo o resto que envolve a equipa, as lesões inexplicáveis continuam, uma constante de RV, as opções altamente questionáveis, gestão física deficiente, parece que só temos 11 jogadores competentes, jogadores fora das posições mais indicadas(Zivko), e mais mais mais. Prevejo grandes dificuldades nos próximos jogos e se acontecer (espero que não) isto deve-se a falta de visão + incompetência de RV.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com este comentário

    ResponderEliminar
  3. Pelos vistos és o treinador de que o Benfica precisa. Posso lançar o teu nome aos administradores?

    ResponderEliminar