sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Uma cara

Bruno Lage, 42 anos, natural de Setúbal, é o novo treinador do Benfica. Ou melhor, Bruno Miguel Silva do Nascimento, porque Bruno Lage não é Bruno Lage de nome. O Lage é uma homenagem a Fernando Lage, pai do atual treinador do Benfica, pessoa do futebol com história na distrital de Setúbal.

Licenciado em Educação Física, Saúde e Desporto, com especialização em Futebol, Bruno Lage começou a carreira nas camadas jovens do V. Setúbal. Treinou Comércio e Indústria, histórico clube sadino, foi adjunto de Fazendense, Estrela de Vendas Novas e Sintrense. Uma das maiores referências de Bruno Lage foi Jaime Graça, antigo jogador de Benfica e V. Setúbal, um dos responsáveis pelo futebol de formação no Seixal antes de falecer, em 2012.
Ingressou no Benfica em 2004/05 e até sair, em 2012, orientou juvenis, juniores e iniciados. Foi campeão nacional de juvenis e iniciados e, por ele, passaram vários jogadores, como Miguel Rosa, André Carvalhas, Diego Lopes, Bruno Gaspar, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa ou João Cancelo.

Em 2012, rumou ao Dubai. Foi treinador durante dois no Al Ahli e foi aqui que conheceu Carlos Carvalhal. De 2015 a 2018, foi adjunto de Carvalhal em Inglaterra, primeiro no Sheffield Wednesday, depois no Swansea. Apaixonado pelo treino, tem dois livros publicados sobre futebol.

Em 2018, preferiu a família ao espetáculo de Inglaterra e regressou ao Benfica, para orientar a equipa B, a uma casa que bem conhece. No Seixal, por exemplo, está Luís Nascimento, treinador dos juvenis e irmão de Bruno Lage.
Apaixonado pelo treino, tirou o nível UEFA Pro em novembro de 2018, pelo que tem toda a formação exigida pela Liga. Como treinador, adora a parte estratégica do jogo, de preparar um plano e cumpri-lo. O 4x3x3 é o sistema preferencial. Na formação, sempre colocou pressão do resultado nos jogadores, apesar de reconhecer que o processo é muito importante.

Bruno Lage é uma pessoa discreta. Quando Rui Vitória esteve por um fio e o nome de Bruno Lage foi avançado, ninguém da SAD falou oficialmente com ele. Mas a exposição fez dele um homem na agenda mediática. «Nunca mais consegui ir beber um café em paz.» Aí está Bruno Lage, o sucessor de Rui Vitória.
in ABola

Com 2 treinos, pouco ou nada irá mudar a não ser talvez a motivação dos jogadores (o que já não será mau) que se andavam a arrastar e não faziam ideia do que o treinador queria que eles fizessem em campo...e espero eu abrir caminho para integração de quem não está a ser devidamente aproveitado. Quem se segue trará outras ideias, mas para já é Bruno Lage quem vai dar a cara no domingo.

Acima de tudo, o que vem depois precisa de não ser apenas uma cara, mas sim várias, pois o que precisa de mudar é a consolidação da Estrutura que se foi perdendo estes 2 anos. 
Desde um nome com força para a prospeção e scouting, ao Diretor Desportivo que faz tanta falta, até à equipa técnica, não só pelo homem ao leme como por quem o acompanha a nível de treino e a nível de experiência e mística para o balneário, fazendo regressar o treinador de guarda-redes Hugo Oliveira, assegurar um preparador físico de topo.
E lembro que o papel do Luisão não pode ser fechado num gabinete.

2 comentários:

  1. Anónimo4/1/19 12:28

    A prospeção e scouting já tem nome á frente. Leiam a entrevista do Boto.
    Director Desportivo também, chama-se Rui Costa.
    Treinador de guarda redes também existe e é muito melhor do que o Hugo Oliveira.
    Luisão vai para adjunto.
    Sò disparates.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Boto soube sair como sempre soube estar, acima da média, experiência gigante e porta aberta.
      Os que lá estão no scout pouco duram, principalmente na formação, não os seguram.
      O Rui Costa há mto tempo é Administração e não Diretor Desportivo, e quem está lá a mais é o Tiago Pinto no lugar de alguém que saiba gerir o futebol.
      O Luisão tem de ir para o lugar que pertencia ao Shéu. É importantíssimo e o único que tem o que é preciso para segurar esse testemunho.

      Eliminar