domingo, 29 de janeiro de 2012

Contratem o Varela! Vitória muito suada e decisiva!

Comecemos pela figura do jogo: Varela esteve no melhor e no pior do jogo. Para bem do Benfica. O Benfica sobreviveu a um dos testes mais difíceis da temporada. Um jogo muitíssimo sofrido com dois sentidos, dificuldades inesperadas para o líder que sai de Sta. Maria da Feira lembrando como são importantes estes triunfos suados numa candidatura ao título!

O mister JJ tirou as medidas a um campo mais pequeno que o habitual e mexeu nas peças da equipa. Trocou as asas da águia, deixando Gaitán e Nolito no banco de suplentes.



O Feirense respondeu com um arrumadinho 4x4x2, consistente a defender e espicaçado quanto baste nas movimentações ofensivas. Para além disso, apresentava duas armas fortes nos lances de bola parada: Pedro Queirós para lançamentos laterais que pareciam cantos e Luciano nas alturas ganhar tudo. E durante toda a primeira parte o Benfica quase que não ganhava nenhum lance de cabeça…



Curiosamente, seria o outro central a marcar nas duas balizas, já na etapa complementar.

A primeira parte ficou marcada por um equilíbrio absoluto, oportunidades repartidas e incapacidade do Benfica para superar um inspirado Paulo Lopes que negou o golo por duas vezes a um desinspirado Rodrigo (embora o mais ameaçador dos encarnados) que prova que ainda tem muito para amadurecer, nomeadamente na hora da decisão em frengte à baliza.

A arbitragem também não esteve muito bem, parece-me. Após uma iniciativa de Rodrigo (quase sempre ele), Mika tentou cortar de cabeça mas acabou por tocar a bola com o braço – penalti por assinalar. Do outro lado, os de Sta. Maria da Feira queixam-se de um toque de Maxi em Buval quando este tentava cabecear na área. Sinceramente não me parece falta..

A segunda parte começou com novo lance duvidoso. Diogo Cunha lançou Ludovic, este dominou e atirou a contar. O lance terá sido invalidado por fora-de-jogo do extremo, que não parece existir. No entanto, parece-me que o lance foi invalidado por pé em riste e não por fora de jogo!
De qualquer forma, logo em seguida, o Feirense adiantou-se mesmo no marcador.



Varela (o tal, o tal!!), mais alto que as torres encarnadas, apareceu ao primeiro poste para desviar a bola do alcance de Artur Moraes. Caramba! Mas ninguém conseguiu parar o homem??
O Benfica via-se numa situação complexa. Mas logo em seguida repôs a igualdade no marcador! :)
Herói e vilão, seria o mesmo Varela (o tal, o tal!!! Contratem o homem!!) a fazer o empate, de novo de cabeça. Lançamento de Maxi, Cardozo nas alturas e o central do Feirense a reagir por instinto, traindo o seu keeper. Em três minutos, o infeliz Varela foi do céu ao inferno. Com mais de meia-hora pela frente, voltava tudo à estaca zero.



Jorge Jesus apelava à capacidade de improviso dos seus talentos mas via um Benfica arramado, previsível, sem espaços nas laterais e estranhamente intranquilo ao centro. Aliás, a intranquilidade propagou-se. Artur Moraes viu um amarelo por tocar e empurrar Buval com o jogo interrompido.

A lutar contra o tempo, procurando alternativas onde não havia, O tempo passava e as unhas eram cada vez menos :) No telhado de um prédio ao lado, 30 Diabos Vermelhos em protesto pelo preço exagerado dos bilhetes, vendo o jogo gratuitamente, acendiam uma tocha.

Varela (o tal, o tal!!!) voltou a escrever a história deste jogo. Num espectáculo à parte, marcou um, marcou dois e deu o terceiro a marcar. Falta desnecessária sobre Rodrigo. Agora que já não havia unhas, era a vez dos dedos :) Cardozo (depois de muita espera) transformou o penalti no 1-2, levando à euforia os adeptos encarnados e à queda de parte da estrutura de uma das bancadas. Então mas a Liga não tinha autorizado este Estádio?? Não era suposto haver segurança?? Enfim…. Só espero que ninguém se tenha magoado com gravidade.

Foi uma vitória do Benfica sem qualquer nota artística (como tanto gosta o Mister JJ) . Total aproveitamento de um incontrolável Varela. Três pontos num campo dificílimo, frente a um adversário que foi uma surpresa na forma como se portou em campo! São estas vitórias que dão ânimo e força!

P.S 1: E eu que encontrei na sexta-feira um tal de “Capitão América” no Continente do Colombo, e se soubesse o que sei hoje tinha-lhe partido as duas perninhas. Assim o “baixote” (sim, não o acho minimamente “gigante” e ameaçador) não tinha marcado dois golos hoje… Damn it…. :(

P.S 2: Só para dizer: do Gil Vicente desde pequenino :D e já estão a 5!!!! Agora é manter a distância sem euforias!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário