quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Hecatombe

Ai como era bom estar enganado...
Que pesadelo.

Um treinador que se julga o maior e a quem largamos milhões para ir de joelhos implorar para regressar por ser a última coca-cola do deserto...não precisaria de um jogador que custe 20 milhões para cada posição.
Um treinador de topo, mete qualquer equipa a jogar à bola, pelo menos o suficiente para a Liga portuguesa e para...um PAOK.
Um treinador de topo, aproveitava os jogadores com qualidade que tinha no plantel, dando-lhes nova vida...por exemplo, o melhor ponta-de-lança dos quadros do SLB, e que precisava de quem o metesse nos eixos para surtirem golos atrás de golos. Facundo Ferreyra, sim, é esse. Logo seguido de Gonçalo Ramos e Vinicius.
Mas não, é o suíço quem surge a titular, seguido no novo Cavani (que não tem nada a ver com o compatriota uruguaio, e é um jogador estilo Lima).
Um treinador de topo, com um jogador (Gabriel) no plantel que tem uma qualidade de passe soberba, acima de qualquer outro, e apenas precisa de motivação para estar em forma e com ganas de bola...não o deixava cair e parecer estar a forçar que o vendam para ter comissão na vinda de mais um gajo de 20 biscas para o meio campo.

No ano passado o problema era a defesa, com graves lacunas nas laterais. E o outro grande problema era a inteligência e fluidez de movimentação entre espaços no ataque, a tal que liga setores e que tinha ficado órfã de craques como Jonas e Félix.

Era essas as duas prioridades para esta época. Só que não.
Continuamos sem defesas laterais com qualidade para ser titulares.
Fazemos uma pré época com Almeida a defesa central e com Nuno Tavares na lateral esquerda.
Chegamos ao jogo que decidia milhões...e os laterais são os que deviam ter sido dispensados em Janeiro passado.
No final do jogo, o mister jjudas diz que o problema é que falta ainda mais um gajo para ao ataque, larga aí mais 20 biscas.
Curiosamente, aquele que tinha sido contratado para a tal posição de 2º avançado que estava sem dono...nem saiu do banco (Luca). O único reforço que chegou para uma posição que precisava de caras novas, foi quem não jogou.

Um treinador que tem condições de topo mundial nas infraestruturas do clube para poder entrar numa "final" com um nível de preparação física acima de qualquer outro sem dar possibilidades de resposta, não se deixa comer numa segunda parte desta forma. E não reage ao golo sofrido com as substituições que fez. Só faltou meter o Dyego da China.

Uma primeira parte com muita bola no pé, mas pouco eficiente. Apenas 1 bola chegou à área, onde Seferovic falhou como de costume. A grande diferença tem sido nos remates de fora da área, onde voltámos a mostrar ordem para disparar, 2 com perigo, outra ao ferro (infelizmente é o mais perto de golo que continuamos a mostrar em livres diretos, por não ter um especialista nestes lances).
No lado menos positivo estavam os cantos "estudados" que eram uma verdadeira desgraça.
Mas havia esperanças de que a carregar e fazer circular a bola, na 2a parte houvesse quebra do adversário que teria de continuar a correr atrás da bola e iríamos explorar os espaços para desequilibrar.

Ilusão. O Abel sabia perfeitamente onde estava a fragilidade antiga. Uma subida que deixe o Weigl sozinho (continua a ser mais de criar do que destruir, e isso para quem fica muitas vezes sozinho no meio campo é perigoso). Uma investida pelos corredores laterais onde a bola escorrega como manteiga. Primeiro pelo lado do Almeidinhos, com o Weigl a largar o lateral que criou a jogada, e com Grimaldo mal posicionado no início e final da jogada a facilitar.
Depois com Vinicius a deixar escapar e ninguém travar o mesmo lateral que volta a criar a jogada (curiosamente este lateral avaliado em 4,5Milhões em 6 anos como profissional >18 apenas tinha marcado 1 golo e ontem faz 1 golo e 1 assistência e envergonha os nossos laterais todos), lança para o Zivkovic, esse mesmo...que quando viu que quem tinha pela frente era o Grimaldo, riu-se ao lembrar a entrevista do espanhol a dizer que o adversário que lhe dá mais trabalho é o Rafa. Toda a gente sabia o que o sérvio ia fazer com a bola, toda a gente, mesmo o Grimaldo.
E assim, uma vez mais gostava de não ter razão quando disse que não concordava com a rescisão do sérvio. Pagar ordenados e indemnização de acordo para rescindir com um jogador e deixá-lo ir jogar e receber para outro lado...ainda por cima a pouco mais de 1 semana de uma pré eliminatória destas...e que logo vai para o adversário...é de uma inteligência brutal desta Estrutura.
É o mesmo que despedir o antigo treinador, para meter lá o adjunto que nada muda, para poder negociar com o jjudas...e enquanto isso continuar a pagar o ordenado ao antigo treinador (que continua sem clube). Tudo porque...estão aí as eleições e temos de fazer show off. Bem, esse ao menos ainda não o deixaram ir para um dos adversários, senão também nos lixava a cabeça.

Rafa ainda reduziu, de cabeça...só para o jjudas poder dizer que é difícil o Benfica não marcar sempre. Pois, o pior é que é também difícil o Benfica não sofrer sempre...

Agora o All in estoirou-nos na cara. Mas mesmo assim o mister ainda diz que o que era difícil eram estas duas eliminatórias, pois a partir daí íamos chegar longe... Enfim...
Vai servir de lição? Não sei, esperaria bem que sim, mas não me parece que tenha sido uma lição diferente das que temos levado em 2020, umas atrás das outras.
Quantos serão agora despachados e toca a fazer negócios para compensar as perdas?
Ou haverá crédito das promessas feitas ao treinador para ainda gastar mais em reforços, como o avançado que pelos vistos é o que faz tanta falta ao mister?

Começamos a ficar realmente preocupados com a condição financeira do Clube, com toda esta estratégia irracional e desproporcional...mas espero que quem saiba fazer contas não cave um buraco difícil de tapar depois...

6a feira começa outra luta, bem diferente. Segundo o mister, algo não tão importante, pois para ele só o campeonato já não é suficiente...mas esperemos que pelo menos esse se lembrem que só o valor de mercado no transfermarket não chega para ganhar.
E tiro o chapéu aos humildes iluminados que agendaram a antecipação do jogo em Famalicão para 6a feira, pois estavam seguros de que teríamos de jogar na Rússia na 3a feira seguinte...

Acorda Benfica! Chega de dor. Já custa estar longe das bancadas. Não se afastem mais! #rumoao38

Sem comentários:

Enviar um comentário